quinta-feira, 12 de novembro de 2009

BBC Brasil: especialista alemão diz que concentração em Itaipu é a principal causa do blecaute.

Segue mais uma matéria da BBC Brasil.

Posso ressaltar só duas coisas? Lá vai:
1 – se o problema é a concentração em Itaipu, que bom finalmente estamos construindo mais hidrelétricas;
2 – lá no final, o entrevistado diz o que diferencia o nosso blecaute daqueke que atingiu os EUA em 2003, causado por uma árvore. Segundo ele, lá, nos EUA, a coisa tomou a proporção que tomou por “economia exagerada dos Estados na manutenção das redes.” Ou seja, lá, nos EUA, houve falta de investimento em transmissão; aqui, no Brasil, não.

Marcelo Crescenti
De Frankfurt para a BBC Brasil
Apagão em São Paulo
Para especialista, alto consumo de energia pode ter provocado apagão

A grande dependência da energia produzida em Itaipu foi a principal causa do apagão ocorrido na noite da terça-feira e é um problema estrutural que não será resolvido tão facilmente, segundo um dos maiores especialistas em redes elétricas da Alemanha.

Em entrevista à BBC Brasil, Albert Moser, diretor do Instituto Alemão de Economia Energética e Redes Elétricas e professor da Universidade de Aachen, disse que a principal causa do blecaute que deixou várias cidades brasileiras sem luz é a grande dependência da usina de Itaipu, que produz cerca de 20% de toda a energia consumida no país.

"Quando se tem uma produção tão grande de energia em um só lugar o sistema fica bastante vulnerável, o que leva a problemas como o que ocorreu nesta semana", afirmou.

Além disso, Itaipu está longe dos centros urbanos e, de acordo com Moser, quanto maior a distância, mais problemas ocorrem. "Não adianta fechar os olhos e rezar para que eles não aconteçam."

Cooperação

Segundo o especialista, a solução seria uma maior cooperação entre os países latino-americanos. "Com a formação de uma rede de usinas elétricas em toda a América Latina um país poderia ajudar o outro em caso de blecaute", disse.

Moser citou o exemplo europeu, onde a rede elétrica se baseia em uma cadeia de usinas interligadas situadas em vários países e que têm uma reserva de emergência com a qual podem compensar a queda de outras usinas.

Com o consumo crescente de energia no Brasil os problemas poderão aumentar, disse Moser. Uma saída seria a construção de usinas menores e mais perto dos centros urbanos. "Apesar da polêmica, as usinas atômicas na costa do Rio poderiam ser uma parte da solução", afirmou.

Segundo ele, o blecaute brasileiro não pode ser comparado com o ocorrido nos Estados Unidos há alguns anos. Ali o problema teria sido uma economia exagerada dos Estados na manutenção das redes.

Nenhum comentário: