Produção e venda de caminhões têm melhor janeiro da história.
Expectativa de aumento da safra agrícola é uma das razões para resultado positivo
A produção e as vendas de caminhões tiveram o melhor janeiro da história, informou nesta quinta-feira (4) a Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores). A indústria fabricou 11.633 caminhões no mês passado, ante 7.566 unidades em janeiro de 2009, alta de 53,7%. Na ponta de vendas, foram comercializados 9.739 caminhões em janeiro de 2010 ante 6.336 em janeiro de 2009, alta também de 53,7%.
Segundo o presidente da Anfavea, Jackson Schneider, a retomada das vendas de caminhões começou em setembro e é resultado do crescimento da economia do país.
- Estamos entrando em um novo patamar de vendas que varia entre 9 e 10 mil unidades por mês. A venda um automóvel é muito puxada pela emoção e as montadoras trabalham com isso na publicidade. Já o caminhão é uma venda muito técnica, que só ocorre se houver frete para pagar o caminhão.
Entre os aspectos citados por Schneider e que têm favorecido as vendas de caminhões, estão o aumento dos investimentos em infraestrutura, perspectivas de crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) - entre 5,5% e 6% neste ano -, o aumento contínuo do mercado consumidor e as projeções para a safra agrícola deste ano de 141 milhões de toneladas, nível muito próximo ao recorde histórico de 144,5 milhões de toneladas de 2008.
Trata-se de uma bela safra que precisa ser transportada. Todas essas condições se juntaram às boas políticas de acesso ao crédito pelo Finame do BNDES.
Nenhum comentário:
Postar um comentário