Pois é: parece que, recentemente, o Serra (PSDB) declarou que os políticos de seu partido seriam recatados em relação a publicidade. Segundo ele, um tucano teria, em seu DNA, algo que o tornaria avesso à publicidade, de forma que sequer incluiria marcas de governo nos materiais de seus programas.
Bem, tá certo. Governar São Paulo deve ser mesmo muito cansativo e, nessas circunstâncias, mesmo um gênio gerencial como ele pode cometer um pequeno deslize. Talves ele só quisesse dizer que eles não colocam o nome do governador nos materiais (o que é expressamente proibido), e tenha acabado por se exceder um pouquinho. Nada demais, coitado: como disse, até os gênios erram...
Mas essa história de recato publicitário me lembrou de três posts detse blog, que, por oportuno, talvez seja legal relembrar.
Aqui, foi reproduzido post do Viomundo que revelou que, apenas no dois primeiros anos de seu governo, o Serra triplicou o gasto do Estado de São Paulo com publicidade.
Aqui, comparei os gastos do governo Serra e do governo federal com publicidade em 2009. Segundo os dados então colhidos, levando em conta apenas os gastos da Administração Direta do estado, foi possível demonstrar o exato tamanho do recato propagandístico tucano. Até aquela data, o Estado de São Paulo (ou seja, o Governo Serra) havia gastado em publicidade o dobro do que gastara o governo federal, tendo por critério o valor despendido por habitante, e, pasmem, 15 vezes mais que o Governo Lula, se a comparação for baseada em Reais por kilômetro quadarado.
Aqui, a comparação foi entre os gastos do governo federal e aqueles do governo do Rio Grande do Sul, titularizado pela recatada tucana Yeda Crusius. Neste caso, os dados são do ano de 2008 e computam os valores despendidos também pelas estatais gauchas. E eles revelam, mais uma vez, a profundidade da decantada pudicícia pubicitária tucana. Como então foi demonstrado, o Governo Yeda Crusius havia gastado em publicidade 7 vezes mais que o Governo Lula, quando o parâmetro é o valor aplicado por habitante, e 12 vezes mais, se considerado o montante dispendido em Reais por kilômetro quadrado.
Bom, talvez o Governador José Serra tenha razão. Talvez os tucanos sejam mesmo muito recatados em matéria de gastos com publicidade. Mas, nesse caso, sei não, acho que se faz necessária uma completa revisão dos significados dos termos recato e aversão.
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