terça-feira, 30 de março de 2010

Gulherme Barros: mesmo sem incentivo, vendas de carros devem bater recorde e montadoras já operam no limite de suas capacidade, diz consultoria.

Post do Blog do Guilherme Barros.

Mesmo com o fim da redução do IPI, as vendas de veículos leves deverão crescer 7,4% em 2010 e 3,1% no ano que vem, registrando novos recordes, segundo projeções da Lafis. A consultoria também projeta novas marcas históricas de produção nos dois períodos.

Osmar Sanches, economista da Lafis, coloca a expectativa de crescimento da economia brasileira, de 5,2% neste ano e 5,3% em 2011, como principais fundamentos para a evolução das vendas da indústria automobilística.

Para ele, as exportações podem reagir também, na medida em que mercados externos importantes para o setor se recuperam.

“A expectativa é que esta recuperação gire em torno de 10,6% em 2010, chegando a cerca de 500 mil unidades”, disse Sanches.

No caso da produção, a previsão da Lafis para a produção é de 3,4 milhões em 2010 e 3,6 milhões em 2011, números muito próximos da capacidade instalada da indústria na opinião do economista.

“As principais montadoras estão operando no limite da capacidade e partem para um novo ciclo de investimentos, o mais importante desde o final dos anos 1990, quando ocorreu o boom das novas empresas no País”, afirmou.

Nenhum comentário: