terça-feira, 30 de março de 2010

Barron's: porque o Presidente da Petrobrás é um dos 30 CEOs mais respeitados do mundo.

Este texto sobre Gabrielli acompanha o artigo da Barron’s que gerou esse post.

CEO da Petrobras desde 2005

Porque: construiu uma gigante do petróleo da sulamericana que rivailiza com a Exxon.

José Sergio Gabrielli, tem um das maiores funções de equilíbrio no mundo dos negócios: satisfazer o governo brasileiro, que detém 40% do seu gigante da energia, ao entregar retornos atraentes para todos os acionistas. Ele a desempenha com serenidade.

Agora, a Petrobras está sentada sobre uma enorme descoberta de petróleo ao largo da costa do Brasil, e, com Gabrielli envolvido, todos irão compartilhar as riquezas. Não que o governo não dispute um grande pedaço. As autoridades estão revendo as normas estatais na esperança de guiar uma parte maior das receitas do petróleo para programas do Fundo Social.

Gabrielli raramente deixa acima. Embora outros gigantes da exploração e refino de petróleo e gás cortaram gastos no ano passado, a Petrobras despejou capital nas operações, aumentou a produção de petróleo em 5%. O resultado: suas ações ofuscaram as de muitos de seu grandes, integrado pares de energia ao longo do ano passado.

Um ex-professor de economia, Gabrielli fez claramente seu dever de casa. Agora, com o petróleo perto de US$ 80 o barril, ele pode ir para a cabeça da classe.
DimitraDeFotis

Nenhum comentário: