quarta-feira, 14 de abril de 2010

AdNews: para previsão do tempo e combate à catástrofes climáticas, Governo Brasileiro adquire supercomputador para o INPE.

Matéria do AdNews.

Aqui há uma matéria bem mais detalhada sobre o mesmo assunto.
Brasil terá um dos computadores mais rápidos do mundo.
14/04/10



O Brasil acaba de adquirir um dos 20 computadores mais rápidos do mundo. A máquina, cujo valor é de R$ 31,3 milhões, deve chegar no fim do ano, e será posta em funcionamento no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), em São José dos Campos, SP.

O supercomputador deve melhorar a previsão do tempo e ajudar no combate a catástrofes provenientes de situações climáticas no país – como a última, que matou mais de 200 pessoas no Rio de Janeiro. Além disso, o Brasil entrará no hall dos poucos países que poderão prever não só o tempo com alguns dias de antecedência, mas o clima, ao longo de todo o século.
O aparelho foi comprado da empresa Cray pelo Ministério da Ciência e Tecnologia e pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). Só o seu sistema de refrigeração custou R$ 2,9 milhões.
Uma de suas principais funções será rodar modelos de circulação global – como os do IPCC, das Nações Unidas – para avaliar mudanças climáticas.
Com desempenho máximo de 244 teraflops, ou trilhões de operações por segundo, o supercomputador só não é mais rápido do que outros que estão nos EUA, Rússia, China e Alemanha.
Redação AdNews

Nenhum comentário: