terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Portal Exame: segundo estudo internacional, Petrobras é a segunda em sustentabilidade entre as grande petroleiras.

 Matéria do Portal Exame.



Petrobras é, ao lado da British Petroleum e da Chevron, líder na produção de fontes renováveis de energia entre as gigantes mundiais de petróleo e gás, informou um estudo da consultoria espanhola Management & Excellence.

O levantamento, que será publicado na quarta-feira, mostra o desempenho ambiental das dez maiores companhias do setor no mundo todo, por meio de 198 itens, em áreas que vão de economia de energia e redução de desperdício a fontes alternativas de energia e segurança.

Considerados todos esses indicadores, a britânica BP foi considerada a mais sustentável, com pontuação de 77 numa escala de zero a cem. Petrobras, foi a segunda, com 75, seguida pela francesa Total, com 74. A Petrochina foi a pior do ranking, com apenas 30.

Para a consultoria, além da crescente pressão de governos e de organismos multilaterais pela redução das emissões de gás carbônico produzido pela queima de combustíveis fósseis, as companhias do setor se viram forçadas a aumentar a eficiência energética, já que a crise ecomômica derrubou os preços de gás e petróleo, corroendo as margens de lucro.
Segundo a M&E, a Petrobras. fez investimentos de 1,9 bilhão de dólares em modernização ambiental. Já a BP investiu 1,4 bilhão de dólares na geração de energia eólica, solar, biocombustíveis e captura de carbono.

"A capacidade mundial de energia eólica cresceu 29,9 por cento em 2008, e a solar, 69 por cento. Mesmo assim, os combustíveis fósseis ainda representam mais de 80 por cento do consumo de energia do planeta", diz o estudo.

Nenhum comentário: