segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Inovação Tecnológica: governo federal cria 40 novos laboratórios na Amazônia.

Segue matéria do Inovação Tecnológica.
Aqui e aqui, há duas matérias que tratam de uma nova fronteira econômica sustentável para a Amazônia: a produção de cogumelos comestíveis.

Pesquisa científica na Amazônia ganhará 40 novos laboratórios.

Da redação, com informações da Agência Brasil - 07/12/2009
Tecnologias biológicas
O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) vai inaugurar 40 obras destinadas à pesquisa científica na região amazônica até março de 2010.
Segundo o diretor do Inpa, Adalberto Val, os laboratórios reúnem equipamentos e espaços que, por meio de tecnologias biológicas apropriadas, possibilitarão o estudo e a exploração das matérias-primas existentes na Floresta Amazônica.
"O caminho e o futuro da Amazônia envolvem a exploração de produtos e processos escondidos na floresta. Não há dúvida de que esse conjunto de tecnologias permite a geração de renda e a inclusão social", destacou.
Os laboratórios contam com equipamentos e recursos de cerca de R$ 40 milhões, provenientes do Ministério de Ciência e Tecnologia (MCT), da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), Fundação de Amparo à Pesquisa no Amazonas (Fapeam), entre outros.
Agrossilvicultura
Nos últimos dias, três novos laboratórios já iniciaram suas atividades.
O primeiro foi o Núcleo de Biotecnologia aplicado à Agrossilvicultura, que vai estudar e monitorar plantas da região amazônica para a elaboração de produtos naturais.
De acordo com o responsável pelo Núcleo, o pesquisador José Francisco, o novo espaço vai permitir avanços nos estudos de plantas realizados pelo Inpa. "O laboratório é a estrutura em que treinamos recursos humanos e onde são feitas as análises para que esses produtos possam ser usados pela sociedade."
Alimentos para a população amazônica
O segundo laboratório destina-se à análise físico-química de alimentos, onde os pesquisadores irão se dedicar à produção e a estudos de insumos em geral, sejam eles alimentos, ração para animais e novos compostos para produção de energia.
Segundo o diretor do Inpa, o laboratório de alimentos terá papel fundamental para a construção de fórmulas e de saídas que possibilitem uma alimentação mais saudável para a população da região. "A alimentação de uma população está diretamente relacionada ao ambiente em que vivem essas populações e por isso é importante que se desenvolvam composições apropriadas para todos".
Microrganismos da Amazônia
O terceiro laboratório já inaugurado é o Laboratório Temático de Bioprospecção de Insetos, que ajudará os pesquisadores no desenvolvimento de estudos relacionados aos microrganismos que vivem na região amazônica.

Nenhum comentário: