sábado, 12 de setembro de 2009

Portal Exame: quem colocou o pé atrás vai ter que correr para não perder mercado, diz presidente da TAM.

Segue a matéria do Portal Exame, com alguns grifos meus.

O original está aqui.

TAM avalia que crise acabou e retomará investimentos

11 de Setembro de 2009 19:15

O presidente da TAM, David Barioni Neto, afirmou hoje que a expansão de 1,9% do PIB brasileiro no segundo trimestre de 2009 confirma que o País está retomando o caminho do crescimento e mostra que foi acertada a decisão da empresa, tomada em outubro do ano passado, de manter investimentos de US$ 6,9 bilhões para a compra de 22 novos aviões da Airbus, modelo A350, com entregas previstas para o período entre 2012 e 2018. "A nossa leitura realmente é de que a crise já acabou e que vamos agora começar a colher melhores resultados", afirmou, dizendo-se otimista em relação ao atual cenário.

Barioni destacou ainda que a aposta da empresa era de que quem mantivesse investimentos sairia da crise mais fortalecido. "Quem colocou o pé atrás vai ter que correr para não perder mercado agora", avaliou.

O executivo lembra que investimentos estratégicos foram mantidos, mas outros aportes, que poderiam ser retomados com maior facilidade, foram adiados no pico da crise. Segundo ele, esses investimentos em tecnologia da informação, mudança da sede da empresa, além da reforma interna das aeronaves, voltam agora à pauta de decisões da companhia. "Já está na hora de retomarmos esses investimentos", disse.

O executivo lembra ainda que a empresa revisou sua previsão de crescimento de demanda para o mercado interno como um todo em 2009 de uma faixa de 1% a 5% para um intervalo de 7% a 10%. Barioni ressalta que as companhias aéreas brasileiras registraram crescimento de 25,68% no fluxo de passageiros transportados no País em julho, em relação ao mesmo período do ano passado, o maior crescimento da aviação em um só mês. "Desde que trabalho na aviação não me lembro de ter visto um crescimento dessa ordem em um único mês", destaca.

Barioni ressalta ainda que o crescimento expressivo de julho mostra que a vitalidade da economia voltou e que as pessoas não têm mais medo de comprar a prazo ou de perder o emprego, o que é bom, uma vez que mostra o retorno da confiança do consumidor.

Nenhum comentário: