segunda-feira, 29 de junho de 2015

Melhora no saneamento reduz em 44% internações hospitalares em 10 anos

Este tipo de notícia não merece primeira página? Se tudo é tão ruim no Brasil, por inusitada, esta melhora não merece destaque? Como brasileiros podem não estar pessimistas, se só notícias ruins ganham as primeiras páginas?


O Brasil conseguiu reduzir em 44% o número de internações hospitalares por doenças relacionadas ao saneamento inadequado, entre 2003 e 2013, revela os Indicadores de Desenvolvimento Sustentável (IDS), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Dos arquivos do blog:

Segundo os dados, nesse período, houve especificamente queda de 48,2% nas internações por doenças de transmissão feco-oral e de quase 50% nas enfermidades passadas por contato com a água. Ainda de acordo com o IBGE, as internações por doenças transmitidas por inseto vetor demonstram tendência de queda - entre 2010 e 2013, os registros diminuíram 46,8%.

A gerente de estudos ambientais do IBGE, Denise Kronemberg, observa que "a queda vem ocorrendo devido ao maior acesso da população ao saneamento básico". "Há melhoria das habitações, higiene, abastecimento de água, esgotamento sanitário e até de coleta de lixo", enumerou a pesquisadora. Apesar do avanço, 16% dos brasileiros moradores de áreas urbanas não tinham acesso a saneamento básico. Na zona rural, esse número era ainda maior: 36% não possuiam o serviço.

Nenhum comentário: